A Riviera Maya

A Riviera Maya é uma região banhada pelo Mar do Caribe, localizada no estado de Quintana Roo no México. Geograficamente, estende-se ao longo do litoral por 130 km, desde a localidade de Puerto Morelos a norte, até à localidade de Punta Allen no sul.

Origem
A Riviera Maya como destino turístico foi criada em 1999 com o impulso das autoridades municipais, lideradas pelo presidente de câmara Miguel Ramón Martín Azueta. Desde então, a Riviera Maya converteu-se, juntamente com Cancún, no destino turístico mais importante do México e num dos mais importantes à escala mundial.

Pontos de interesse

Puerto Morelos

Puerto Morelos é a localidade mais setentrional da Riviera Maya. Localiza-se 16 km a sul do Aeroporto Internacional de Cancún e 32 km a sul de Cancún. Esta povoação costeira conta com uma variada oferte de hotéis e restaurantes com preços económicos e de baixa densidade.

Em frente à costa de Puerto Morelos encontra-se o Parque Nacional Arrecife de Puerto Morelos, área natural protegida e cujo recife se encontra a curta distâncias das praias. É um local favorável à prática de windsurf, snorkeling e mergulho.

A localidade tem uma tradição pesqueira e as suas instalações portuárias são as maiores de Quintana Roo. Conta ainda com uma marina privada, um jardim botânico, um pequeno jardim zoológico de crocodilos e a zona denominada com ruta de los cenotes (grutas cheias de água).

Playa del Carmen

Playa del Carmen é a maior e mais cosmopolita cidade da Riviera Maya. Encontra-se em constante crescimento populacional e oferece ao visitante hotéis de diversas categorias, lojas, restaurantes, bares e discotecas ao longo da sua Quinta Avenida, reservada exclusivamente para peões. Conta ainda com a zona hoteleira denominada Playacar, onde se encontram os hotéis de categoria mais elevada, zonas comerciais, zonas residenciais e campo de golfe.

Xcaret

Xcaret é um parque "eco-arqueológico" onde se pode aprender sobre a cultura do México, a flora e fauna da região e realizar diversas actividades como mergulho e snorkeling. Xcaret situa-se a 5 minutos de Playa del Carmen. Foi inaugurado em 1995 e é um dos parques mais visitados do estado de Quintana Roo.

Puerto Aventuras

Puerto Aventuras é um empreendimento turístico e residencial com elevado nível de privacidade e uma atmosfera náutica hospitaleira. Para além de ser a marina mais completa da península do Iucatão, conta também com praias e um campo de golfe de 9 buracos. Possui ainda uma grande variedade de infra-estruturas turísticas.

Akumal

Akumal é um destino turístico de baixa densidade hoteleira e residencial. A lagoa de Yalkú situa-se a norte da povoação e é uma opção para a prática do snorkeling, tal como o são os recifes perto da praia. A noroeste existem vários cenotes para a prática do mergulho e natação.

4 km a sul da povoação podemos encontrar a gruta de Aktun Chén, que conta com três galerias que apresentam estalactites, estalagmites e um cenote no seu interior.

Xel-Há

Xel-Há é uma baía cujas condições naturais são semelhantes a um aquário natural. O parque de diversões associado promove a conservação do meio ambiente e é ideal para a prática de snorkeling, sendo possível observar uma grande variedade de fauna marítima.

Tulum
Tulum é uma das joias mais valiosas do Caribe mexicano, talvez por causa de seus 10 quilômetros de praias de areia branca e águas azul-turquesa. Afinal, foi considerado digno da designação de “Pueblo Mágico”.

Em Tulum, a natureza está presente em toda a sua glória através de suas lagoas, cenotes (poços naturais) e a zona arqueológica de beleza imponente, elevando-se sobre as águas em tons de azul-turquesa do mar das Caraíbas. Foi uma antiga cidade maia amuralhada bem como porto comercial.
A povoação moderna conta com uma variada oferta a nível hoteleiro à beira-mar, passeios de bicicleta pela selva são uma forma bastante comum e popular de explorar suas inúmeras maravilhas.
Tulum é desprovida de enormes resorts com tudo incluído. Em vez disso, oferece pequenos hotéis que se misturam à selva; eles podem ser tão sofisticados ou rústicos quanto você desejar.

Punta Allen
Punta Allen é atualmente considerada o extremo sul da Riviera Maya , anteriormente considerada apenas até Tulum; No entanto, o turismo nela ainda é incipiente e focado principalmente nas chamadas visitas ecológicas e de aventura. É considerado um local ideal para descanso e contato com a natureza em sua forma mais pura. Possui meios de hospedagem e serviços básicos para o turismo.

A comunicação com Punta Allen ocorre apenas pela estrada que a liga com Tulum e o restante do estado de Quintana Roo.

Geografia
O relevo ao longo da costa é plano (com excepção da zona arquelógica de Tulum) é coberto com selva semi-tropical seco ou manglar baixo. O litoral oferece vários tipos de areia bem como recifes de coral. A rocha que constitui esta região, tem a particularidade de ser permeável o que levou à formação de numerosas redes de grutas e galerias subterrâneas. Em locais onde o nível dos lençóis freáticos é mais alto, as grutas ficam cheias com água para formar cenotes.

Alojamento
Na Riviera Maya há cerca de 560 hotéis, muitos de 5 estrelas, que oferecem pelo menos 58.000 quartos. A maior parte destes hotéis são complexos com o sistema tudo incluído, que significa que o preço da estadia inclui acesso a todos os serviços do hotel, incluindo comidas e bebidas.

Informações Gerais

Quem eram os mayas? Como a Riviera Maya se tornou um dos principais destinos turísticos do mundo? Descubra a história da Riviera Maya desde suas origens até os dias atuais! A Rivera Maya é  uma terra privilegiada por suas características ambientais, temperaturas agradáveis, imensas praias de areia fina banhadas por um mar de águas turquesa protegidas pela segunda maior barreira de corais do mundo , só superada pela Grande Barreira de Corais da Austrália. Ao longo da costa estão duas ilhas importantes, Isla Mujeres e Cozumel . O nome de Riviera Maya foi adotado em 1997 . Até então, a área era conhecida como Corredor Turístico Cancún-Tulum e devia-se à iniciativa de empresários da região, ávidos por desenvolver o turismo em todo o litoral e expandi-lo para além de Cancún, que já era foco do turismo internacional. O seu nome foi usado para associar o glamour da Riviera Francesa e a valorização da cultura maya .
Yucatan-Quintana Roo
A Península de Yucatan está localizada entre o Golfo do México e o Mar do Caribe . Com um clima tropical e chuvoso, o seu solo calcário dá origem a inúmeros rios subterrâneos, lagos, precipícios e cenotes. O único rio de superfície em Quintana Roo é o rio Hondo, que faz fronteira com Belize e desagua em Chetumal, a capital. O estado de Quintana Roo ocupa a metade oriental da Península de Yucatán. Tem sua origem em 1902, quando se separou do Estado de Yucatán. Sua principal riqueza baseava-se na exploração madeireira , no mercado de madeiras nobres e na produção de goma de mascar, a popular goma de mascar, que desde tempos imemoriais era cultivada pelos maias e astecas. Em 1935 foi criado o Território Federal de Quintana Roo, tendo como capital Payo Obispo, cidade que em 1937 se passou a se chamar Chetumal. Em 1974 foi reconhecido como um estado livre e soberano dentro dos Estados Unidos Mexicanos e dois anos depois sua constituição foi aprovada.
Cultura maya
A península de Yucatan foi a principal área de assentamento do povo maya. A história da Riviera Maya está ligada à história dos mayas e começa com sua chegada à América Central por volta de 1.500 AC. O estudo da cultura maia pode ser dividido em três períodos:
  • O primeiro deles, o período arcaico ou formativo, ocorreu entre 1500 AC e 300 DC Os primeiros maias eram coletores e caçadores . Por volta de 1300 AC desenvolveram a agricultura como o cultivo do milho. Desse período temos a pirâmide de Uaxactún na atual Guatemala.
  • O segundo período, o clássico, durou entre 300 DC e 900 DC. Foi a época das cidades-estado governadas pelas castas Halach-uinic e sacerdotais, da idade de ouro maya e do período em que foram construídas as grandes pirâmides . Por volta do século V, os Itzaes, fundadores de Chichén Itzá, estabeleceram-se no Yucatán e seriam a última tribo a se render em 1697 após a chegada dos espanhóis.
  • O terceiro período é o período pós-clássico e representou o declínio dos mayas, principalmente devido às contínuas lutas internas.
No ano de 987, os toltecas chegaram a Yucatan vindos da região da atual Tula, no estado de Hidalgo, contribuindo para o renascimento cultural do chamado Novo Império Maya . Os mayas destacavam-se pelos seus conhecimentos astronômicos , superiores aos da cultura europeia da época. O calendário maya era mais exato que o juliano, os mayas dividiam o ano em 18 meses, de 20 dias, mais cinco dias equivalentes ao nosso 5 a 10 de Agosto, representava a passagem de ano. Na sua organização política predominavam as cidades-estado governadas pelos Halach-uinic , que por sua vez designavam os chefes das aldeias chamadas Bataboob. Outras autoridades eram por exemplo o sumo sacerdote Ahuecan, o senhor da serpente, o nacón, que era o líder supremo da guerra, e os chilanes ou videntes .
O século vinte
No início do século XX, a Riviera Maya estava semi-abandonada . O lugar onde atualmente fica Playa del Carmen, a que os mayas chamavam de Xaman Hán , era habitada apenas por alguns pescadores. A sua fundação no início do século deveu-se ao estabelecimento de uma empresa madeireira. Por volta de 1968, o governo mexicano começou a buscar novos destinos para desenvolver o turismo e concentrou-se na área devido às suas praias excepcionais, o que mudaria para sempre a história da Riviera Maya. O governo declarou as terras comunais de utilidade pública e deu início ao desenvolvimento da indústria turística. Cancún tornou-se o centro de uma atividade frenética que em poucos anos se estendeu a Tulum . Em 1976 foi inaugurado o aeroporto de Cancún , iniciando um período de desenvolvimento que levaria Playa del Carmen a passar de 3.000 habitantes em 1990, para 150.000 em 2020. As desapropriações e o aumento do preço das terras, muito mais lucrativas para o turismo do que para a pesca e a agricultura, deslocaram a população para o litoral. Atualmente, a maioria dos empregados do turismo mora do outro lado da estrada federal 307, paralela ao litoral que liga Cancún a Tulum. No início de 2020 a Riviera Maia contava com mais de 100.000 quartos hoteleiros que a tornam um dos principais destinos turísticos do mundo , uma terra privilegiada para aproveitar o lazer, o sol e a praia com a adição de uma história e cultura incríveis.
Espanhol
A por em prática não só na Riviera Maya como em todo o nosso planeta Na Riviera Maya existe uma grande quantidade de cenotes (com rios subterrâneos que comunicam entre si), mais especificamente são cerca de 180 km de rios subterrâneos e obviamente o nosso mar lindíssimo, com a segunda maior barreira de recife de coral do mundo... Estes abrigam espécies de fauna e flora que podem ser contaminadas pelo uso de produtos químicos. A Riviera Maya recebe anualmente cerca 13 milhões de turistas e a grande maioria, aproveita para usufruir da visita a cenotes, fazer snorkel, banharem-se nas águas quentinhas do nosso mar do caribe, imagina quanta água pode ser afetada pelo uso de produtos químicos de 13 milhões de pessoas anualmente.... Outro ponto a ter em mente para usar produtos biodegradáveis é que todas as aldeias do povo interior Yucatan, mayas, consomem diariamente a água dos cenotes. Se usarmos produtos químicos, eles vão para pessoas que, por causa de seus recursos limitados, não tem outra opção se não tirar a água dos cenotes. Por eles e também por todos nós, é muito importante que antes de entrar em um cenote se tome um banho para eliminar todos os produtos químicos que temos no corpo. Em relação a que protetor solar comprar, deverá de ser BIODEGRADÁVEL e ORGÂNICO, não basta que seja biodegradável, deve ser 100% orgânico para não contaminar o meio ambiente.   O mesmo se deverá aplicar aos repelentes e a quaisquer produtos que usem no corpo.
A moeda oficial do México é o peso mexicano ($), no entanto tanto os euros como os dólares são aceites nas zonas turísticas. A maioria dos negócios aceitam pagamentos em pesos mexicanos e em dólares,  também é fácil pagar em euros mas garantidamente as taxas de conversão não serão as mais favoráveis. As moedas, não as notas, de outros países no México não são bem aceites uma vez que o valor do câmbio é muito inferior ao de uma nota. Por isto os dólares são muito utilizados para a gorjeta, que apesar de a nós Europeus parecer estranho, no México é cultural, como o dólar nos últimos anos têm tido um valor mais baixo que o Euro, e ao contrario do Euro a nota mais pequena em dólares é 1$. Como referimos a gorjeta faz parte da cultura mexicana, nos serviços de restauração, a norma é que seja entre 10 a 15% do valo a pagar, no entanto não é obrigatória! Quanto a empregado, motoristas, etc... a norma vai desde os 50 pesos a 100/200 pesos, obviamente que mais uma vez não é obrigatório Por norma compensa mais comprar pesos à chegada ao México do que nos bancos em Portugal, no entanto antes de fazerem a vossa viagem verifiquem. Os câmbios  de moeda são sempre mais vantajosos nas casas de câmbio, mas também o podem fazer por exemplo no hotel, apesar de taxas mais baixas, no aeroporto é de todos os local onde a taxa é pior. Existem por todo o lado multibancos onde podem levantar pesos e dólares. Recordem quanto mais longe das cidades pior vai ser a taxa de câmbio, por isso nesses lugares compensa sempre usar pesos mexicanos. Quanto a cartões eletrónicos: A maior parte dos multibancos não reconhece os cartões maestro, com os restantes não há problema inclusive o Revolut. A não esquecer que o mbway é um sistema de pagamento SIBS que só existe em Portugal. No entanto apesar de existir terminais para pagamento por multibanco, devem de ter em conta que são mais comuns nas cidades especialmente cidades turísticas, e quanto mais se afastam mais difícil será fazer pagamentos por multibanco, tenham sempre pesos mexicanos convosco.
O clima em Quintana Roo é tropical. No inverno há muito menos chuva do que no verão. A temperatura média ronda os 25.9º. E a precipitação ronda 1191 mm. O mês normalmente mais seco é o mês de março e o com mais chuva é o mês de setembro. Maio é normalmente o mês mais quente do ano com médias de 28.1º e Janeiro o mais frio com médias de 22.6º. Apesar de as previsões meteorológicas indicarem chuva o normal fora os meses mais chuvosos é chover durante 30/40 minutos e o resto do dia sol.  

Temperaturas médias da água do mar

A voltagem do méxico é de 110v,enquanto que em Portugal é de 220v. Em alguns hotéis poderá acontecer terem 220v, mas a mais usada é 110v, todos os aparelhos eletrónicos com carregador funcionam, podem apenas demorar um pouco mais a carregar. Muitos hotéis já têm também portas USB, ou pelo menos em caso de necessidade as televisões também as têm. Sempre aconselhamos a levarem 1 adaptador como o da imagem:
O México tem excelentes cuidados de saúde, mas no privado, esses cuidados só poderão o ter com um seguro adequado. Os seguros vendidos pela maioria dos operadores, não são eficientes no México, ou seja, não têm plafom suficiente para algo mais de que uma "dor de barriga". Para terem uma ideia a diária num hospital particular está entre os 10.000 a 20.000 dólares... E o transporte numa ambulância é logo cerca de 1000 dólares. Igualmente os seguros das viaturas que alugam não são eficientes, e algumas transportadoras também não têm seguros eficientes. Mais vale prevenir que remediar, não é assim? Iati seguros

Algumas dicas para viajar pelo México com segurança:

  • Não demonstres riqueza. Ainda que seja seguro viajar para o México é importante, como em muitos outros países, não exibir objetos de alto valor, tais como joias, câmaras, telemóveis, assim como falar muito sobre a tua capacidade económica.
  • Tenta distribuir o dinheiro e os cartões por várias carteiras ou bolsas. Deixa tudo o que puderes no cofre do hotel e leva apenas uma cópia da documentação contigo, digital serve.
  • Se sofreres algum incidente, denuncia-o no México e guarda todos os documentos para reclamações futuras. Leva o telefone do Consulado contigo e notifica-os se tiveres algum problema.
  • Se estás a pensar em alugar um carro, tenta viajar durante o dia e não alugues um veículo demasiado chamativo. Deves também tentar estacionar em estacionamentos vigiados durante a noite.
  • Não leves objetos de valor na bagagem de porão do avião ou do autocarro. Guarda-os na tua bagagem de mão.
  • Se necessitarem de levantar dinheiro procurem multibancos de zonas com videovigilância: bancos, centros comerciais, zonas turísticas com muitas pessoas…
  • Se fores pagar com cartão de crédito, verifica mais tarde as cobranças feitas. Há casos de clonagem de cartões.
  • Evita zonas solitárias à noite.
  • Usa repelentes de insetos biodegradável, é durante o amanhecer e o entardecer quando os mosquitos picam mais.
  • Tenta apanhar táxis nas praças de táxis oficiais, e pergunta sempre o preço antes de entrar.
  • Cuidado com a “Vingança de Moctezuma”! :)  Sabemos que queres experimentar todos os alimentos mexicanos possíveis (não te culpamos, a comida é maravilhosa), mas se não estás acostumado a comida picante ou excessivamente picante, poderás ter problemas estomacais. Familiariza-te pouco a pouco com comida picante.
  • Toda a água usada para a alimentação, gelo, preparação de bebidas etc... na Riviera Maya é potável, a água da torneira não é indicada para beber, mas não há problema algum em lavar os dentes ou tomar banho com ela.
  • Mais um detalhe acerca da água engarrafada na Riviera Maya, toda ela é tratada por osmose inversa, por isso não têm os sais e minerais a que nosso corpo está habituado, isso juntamente com o calor poderá provocar desidratação e descida de tensão, por isso não se esqueçam de compensar com alguma bebida hidratante ou fruta.
  • Quando fores à praia não só é importante ficar de olho nas suas coisas ao tomar banho como, mas também, tentar evitar áreas que sejam muito solitárias se viajares sozinho.
  • Vai protegido com um bom seguro de viagem.
É seguro viajar para o México, mas usa o senso comum. Não é por estares de férias que deves deixar de prestar atenção ao que se passa à tua volta.  

Recomendações muito importantes quanto à fauna e flora da Riviera Maya

Ecosistema marino

A Riviera Maya está localizada em frente à segunda maior barreira de recife de coral do mundo e existe uma grande quantidade de cenotes (com rios subterrâneos que comunicam entre si), mais especificamente são cerca de 180 km de rios subterrâneos.
Estes abrigam espécies de fauna e flora que podem ser contaminadas pelo uso de produtos químicos.
A Riviera Maya recebe anualmente cerca 13 milhões de turistas e a grande maioria, aproveita para usufruir da visita a cenotes, fazer snorkel, mergulho entre tantas outras atividades, imagina quanta água pode ser afetada pelo uso de produtos químicos de 13 milhões de pessoas anualmente....
Outro ponto a ter em mente para usar produtos biodegradáveis é que todas as aldeias do povo interior Yucatan, mayas, consomem diariamente a água dos cenotes.
Se usarmos produtos químicos, eles vão para pessoas que, por causa de seus recursos limitados, não tem outra opção se não tirar a água dos cenotes.
Por eles e também por todos nós, é muito importante que antes de entrar na água seja no mar ou num cenote, que se tome um banho para eliminar todos os produtos químicos que temos no corpo, ou evitar o uso destes.

Fauna - Animais

Primeiramente há que chamar a atenção para a exploração animal que existe com animais selvagens, apenas com o intuito ganhar dinheiro com o turismo.
Pelo que aconselhamos os nossos clientes a não fazer atividades como:
  • Interação direta com animais selvagens;
  • Apresentações de animais, shows e circos envolvendo animais selvagens dessas espécies;
  • Lutas de animais de qualquer tipo (por exemplo, lutas de ursos, luta de crocodilos / crocodilos, brigas de galos, touradas);
  • Corridas de animais de qualquer tipo (por exemplo, corridas de cavalos, corridas de galgos, corridas de avestruzes, rodeios, polo de elefantes);
  • Caça de troféus e caça enlatada;
  • Passeios de animais selvagens (por exemplo, passeios de elefante, passeio de avestruz);
  • Visitas a aquários com baleias e golfinhos em cativeiro;
  • Visitas a instalações onde animais selvagens são criados propositadamente para produzir produtos comerciais, incluindo – mas não se limitando a – fazendas de crocodilos, fazendas de café de algália, fazendas de bile de urso, fazendas de tartarugas, fazendas de tigres e fazendas de cobras;
  • Visitas a locais onde os turistas podem comprar produtos provenientes de animais selvagens (por exemplo, cascos de tartaruga, carne de tartaruga, peles de cobra, cabeças de crocodilo).
Também e não menos importante, deve de ser evitado a alimentação de animais selvagens, como coatis, iguanas, macacos, etc... esta prática, para além da alimentação que recebem não é a indicada, faz com que os animais percam o seu instinto natural de caça e procura de alimentos. E que se demonstrou durante a pandemia quando os hotéis estivem encerrados, a falta de serem alimentados pelo ser humano provocou a morte  a muitos animais e foi necessário também resgatar muitos outros.
Documento preenchido no avião
Na Riviera Maya existem 2 locais mais conhecidos pela sua vida noctura, Playa del Carmen e Tulum. Durante o dia temos os clubes de praia e à noite os bares e discotecas.

Coco-Bongo

5th Avenida

A noite em Playa del Carmen – às vezes mais informal e descontraída e às vezes mais chique e cosmopolita – nunca acaba. Escolha o seu plano perfeito para desfrutar da vida noturna inigualável na “capital” de Rivera Maya. Mas não se esqueça de reservar pelo menos uma noite para conhecer uma de suas discotecas mais famosas. Playa oferece mil e uma opções para curtir a noite ao máximo, mas quase todas as grandes discotecas estão localizadas na Rua 12, bem perto da famosa Quinta Avenida. Bem no coração da cidade. É como se entrasse num bairro de festas, com a melhor música e uma atmosfera incrível, em que cada noite é uma experiência marcante. Pode facilmente caminhar pela área para encontrar o lugar que mais gosta ou simplesmente ir diretamente ao seu clube favorito. Tulum agora conhecida mundialmente por sua vida noturna e festa. É um pouco mais sofisticado do que as cidades vizinhas de Playa del Carmen e Cancun. Instalações de arte e batidas eletrônicas trancey ecoam o Burning Man Festival: o sonho de um hipster. A vida noturna em Tulum é animada! Esteja você em busca de uma atmosfera relaxante na selva ou procurando dançar a noite toda, a vida noturna em Tulum pode levá-lo de um bar descontraído com uma banda de mariachi a uma festa dançante na praia sob a lua cheia e estrelas cadentes.
Existem um sem número de opções para fazer as vossas comprinhas, desde as lojinhas que há em quase todos os hotéis assim como por praticamente todas as ruas e zonas arqueológicas por onde possam passar. No entanto gostaríamos de deixar algumas sugestões. Na 5a avenida em Playa del Carmen são lojinhas porta sim, porta também, fora os vendedores de rua, aí tem duas opções de compra, nas lojas maiores tipo centro comercial onde tem os preços marcados, ou nas lojinhas mais pequenas em que podem tentar negociar os preços com os vendedores. Todas as zonas arqueológicas têm também à entrada a suas lojas de “recuerdos”. Caso façam a visita a Chichen Itza, este é o melhor local para fazer compras, dentro da zona arqueológica existem centenas de vendedores e podem negociar e conseguir um excelente preço pelas vossas recordações. Um alerta referente as excursões que possam comprar, a maior parte dos operadores têm “contrato” com determinados locais para levar os turistas às compras em troca de comissão, nem sempre são os melhores/mais baratos locais para fazer compras…